Celebração à produção acadêmica da UENP marca a abertura do IX Encontro de Integração

Segunda, 11 Dezembro 2023 13:13

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu, no dia 6 de dezembro, a solenidade de abertura do IX Encontro de Integração. O evento, que tem como finalidade integrar toda comunidade universitária e divulgar os programas desenvolvidos pela Instituição através de apresentações e atividades culturais, ocorreu de 6 a 8 de dezembro.

O Encontro de Integração contempla eventos tradicionais da Universidade, como a XIII Jornada de Iniciação Científica, o IX Seminário de Extensão e Cultura, o IX Encontro de Internacionalização e VI Encontro Anual de Extensão, além da primeira edição da Reunião Anual dos Programas e Projetos de Ensino da UENP.

Durante o evento, o reitor da Instituição, Fábio Antonio Néia Martini, agradeceu a todos os envolvidos na realização do Encontro. “O trabalho em equipe e a união de esforços são essenciais para alcançarmos nossos objetivos. Nosso intuito é proporcionar um momento para que toda a comunidade universitária possa conhecer os trabalhos que são produzidos na Instituição, e também socializar esse conhecimento que é produzido pela Umiversidade. Que possamos caminhar juntos em busca do saber, da inovação e da transformação social”, disse.

Para o coordenador do evento e pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, ver os resultados dos trabalhos apresentados é motivo de muito orgulho. “Neste momento, nós estamos encerrando o ciclo de bolsas de apoio às atividades de iniciação científica, de extensão, de iniciação à docência, de residência pedagógica e também os relatos de internacionalização. Agradecemos aos nossos professores e aos alunos bolsistas e voluntários, todos que desempenharam o trabalho durante esse ano. É muito bonito de ver a grandeza dos trabalhos que têm sido apresentados no nosso Encontro, é motivo de muito orgulho para nós”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UENP, Jorge Sobral da Silva Maia, ressalta que as contribuições do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na Universidade a direcionam para o caminho da excelência. “A produção acadêmica e científica na UENP tem contribuído para guiá-la no caminho da excelência. São trabalhos desenvolvidos com muito comprometimento e dedicação por parte do nosso corpo docente e dos nossos estudantes, que fazem a diferença e evidenciam o sucesso da nossa Instituição”, acentuou.

A solenidade de abertura do IX Encontro de Integração da UENP contou com a primeira apresentação do Coral Popular da UENP, além da palestra intitulada “Empreendedorismo e Inovação aplicados à Saúde Única”, ministrada pelo professor e pesquisador Pierre Barnabé Escodro, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No evento, os estudantes voluntários da Operação Rondon Paraná 2023 receberam os certificados de participação, entregues pelo vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos.

Participaram também do evento de abertura a pró-reitora de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki; o diretor do Campus Luiz Meneghel, Ricardo Castanho Moreira; o diretor de Extensão, José Antonio Marcelino; a diretora de Pesquisa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; o diretor de Pós-Graduação, Marcos Augusto Alves da Silva; o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bandeirantes, André Ramos; alunos, professores e agentes universitários da Universidade.