Tenda Cultural apresenta talentos da UENP durante IX Encontro de Integração

Segunda, 11 Dezembro 2023 16:18

A Tenda Cultural “UENP Talentos” foi atração do IX Encontro de Integração da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realizado no Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Durante os intervalos das apresentações de trabalhos dos alunos, vários artistas da comunidade universitária, entre estudantes, estagiários, professores e servidores, subiram ao palco do evento para mostrar seus talentos.

De acordo com o diretor de Cultura da UENP, James Rios, a Tenda UENP Talentos é um espaço muito importante para que a comunidade acadêmica apresente, durante o Encontro, o resultado de suas respectivas produções. “Temos muitos artistas na Universidade que produzem e esse momento acaba se tornando um espaço de apresentação dessas linguagens culturais que são de muita qualidade e que são produzidas pelos nossos estudantes, professores, servidores e estagiários. Obrigado a cada um dos participantes que abrilhantaram nossa Tenda neste ano”, agradece.

O bolsista do Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, Cleiton Ferraz, mais conhecido como Mc Kueyo, abriu as apresentações da Tenda com seu rap “Você é o que você fala” e outras canções de seu amplo repertório. Formado em História pela UENP, o vocalista também integra o Coletivo Toneladas de Maracatu, que se apresentou no último dia do evento. “Já não é a primeira vez que me apresento nesse palco. Estar novamente contribuindo com o evento é muito gratificante para mim, especialmente agora que sou bolsista do Mapeamento Cultural da Universidade”, destaca.

No primeiro dia, apresentaram-se também o professor Alexander Gonçalves, que coordena o curso de Filosofia da UENP, e Tiago Angelo, assessor de comunicação da Universidade. Os músicos apresentaram canções ao som de viola raiz. A dupla iniciou o projeto com a viola em 2021 e também se apresentaram no UENP talentos no ano passado. Na quarta-feira, o público também assistiu a apresentações de balé do Studio Day Cardoso, de Ourinhos.

Outra veterana que abrilhantou essa edição do UENP Talentos é a cantora Sarah Giovana, de 23 anos. A estudante cursa o último ano de Ciências Biológicas e já participou de várias edições do evento. “É sempre muito bom estar aqui. Eu acho isso muito gostoso. É uma interação muito legal e contagiante para mim. As pessoas conhecidas participam, gostam das músicas e cantam junto comigo. Eu não me apresento em outros eventos externos, porque tenho um pouco de vergonha, mas, quando estou cantando no UENP Talentos, me sinto em casa e acabo perdendo toda essa vergonha”, garante.

No segundo dia do evento, também se apresentaram os cantores Antônio Spiassi e Ana Júlia Rossato. Antônio cursa o primeiro ano de Letras Protuguês/Inglês no Campus de Jacarezinho. “O evento estava muito bem organizado. O som era muito bem regulado, o palco era muito bom. Adorei assistir às outras apresentações, os artistas eram talentosos e escolheram boas músicas para seu repertório. A apresentação do evento valorizou muito os artistas e o público prestigiou bastante”, enfatiza.

Já Anaju, como é mais conhecida, é estudante de Medicina Veterinária do Campus Luiz Meneghel. Assim como Antônio, a cantora também estreou neste ano no UENP Talentos. No último dia de evento, Bruna Luquez, Toneladas de Maracatu e Bateria universitária Percuchão (CLM – Bandeirantes), encerraram as apresentações da Tenda Cultural com chave de ouro.

Os estudantes dos três campi que participaram do Integração também puderam prestigiar ao lado da Tenda Cultural UENP Talentos o Varal de Poesias, que exibia textos dos poetas Claus Júnior, Tiago Angelo, Danilo Fernando de Oliveira, Flávio Coutinho Rosa, Franciane Maria Teodora, Iago Koskoski, John Melo, José de Oliveira Santos, Larissa Paitax, Luiz Carlos Chichini, Luiz Buzzato, Marcelo Rodrigo de Siqueira, Matheus Soares, Mônica Costa, Patricia Pimentel, Ricardo Vilela, Tatiana Aline, Valdriane Marques Lopes, Yuri Claro, Madu e Ana Clara Ferreira.

Oficinas
Durante o evento, foram realizadas as oficinas de grafite e canto coral. O artista plástico Carlão Grafiti apresentou na oficina algumas técnicas de como desenvolver um grafite. A aula ocorreu em um dos muros do Campus Luiz Meneghel. Já o regente Lucas Marin ensinou técnicas de canto coral para os participantes da oficina. Os participantes das oficinas puderam praticar as ações durante o Encontro de Integração.