Com nota 4, UENP se mantém em destaque no IGC

Sexta, 05 Abril 2024 14:47

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) se manteve em destaque junto às outras estaduais do Paraná, segundo o Índice Geral de Cursos divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A Instituição obteve, novamente, a nota 4 no indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do país.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou o resultado obtido pela Universidade. “A nossa Instituição ser listada, mais uma vez, com nota 4 no IGC é motivo de muito orgulho. Isso reflete o trabalho e o compromisso da UENP com a qualidade do ensino superior público. Destaco também o esforço do nosso corpo docente, discente e técnico administrativo para manter esse nível e buscar elevá-lo por meio de sua atuação, que é de grande importância para o desenvolvimento da nossa Universidade”, disse.

No total, o MEC avaliou 24.144 cursos em 1998 instituições. No Paraná, foram 1963 cursos de ensino superior em 145 instituições. O indicador de qualidade é baseado na nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui a cada curso de pós-graduação da instituição e a média de cada curso no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Para a divulgação da nota, foram analisados diversos fragmentos importantes oferecidos pelas universidades, faculdades e centros universitários, como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, percepção do estudante sobre o curso e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa como o aluno evoluiu ao comparar a nota do Enem com a do Enade.

Última modificação: Sexta, 05 Abril 2024 14:55