• Integração dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Norte do Paraná;

•Fortalecimento das áreas de ensino dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Norte do Paraná;

• Integração dos professores de estágio supervisionado dos cursos de licenciaturas da UENP;

• Direcionamento dos estágios supervisionados da instituição para que sejam voltados para a prática coletiva junto às escolas do ensino básico;

• Socialização das práticas docentes por meio dos professores responsáveis pelos estágios supervisionados dos cursos de licenciaturas da UENP;

• Fortalecimento do trabalho coletivo dos coordenadores de estágios com professores e equipe pedagógica das escolas da Educação Básica; • Divulgação de metodologias de ensino que possibilitem variar e enriquecer a prática dos estagiários de todos os cursos de licenciaturas envolvidos neste programa;

• Sistematização dos estágios supervisionados dos cursos de licenciaturas envolvidos neste programa, em seus processos de planejamento, execução e avaliação; • Oferecimento de cursos de capacitação para professores da Rede Pública;

• Apresentação das discussões e pesquisas em eventos acadêmicos;

• Elaboração e publicação de artigos em revistas acadêmicas;

• Publicação de um livro voltado ao processo de ensino e de aprendizagem, articulando resultados de outros projetos congêneres, a saber, Programa de Extensão Universitária (PROEXT), PIBID, PARFOR, PDE, e demais projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Prodocência.

Diante deste quadro institucional, de múltiplos currículos, diferentes organizações do estágio e insuficiência de espaços de formação docente e produção de material pedagógico, o Programa Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA) auxiliará na consolidação e implantação de algumas ações e espaços que convirjam para que tais iniciativas se efetivem.


Esta proposta apresenta um duplo eixo.

1 - A questão dos estágios, que conduzirá todas as ações do Programa com a implantação na instituição de um Fórum das Licenciaturas, visando integrar as licenciaturas envolvidas, além de Seminários de Estágios em cada curso envolvido. Também será parte desta iniciativa a criação do Portal das Licenciaturas da UENP, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que conjugará as notícias e ações de todos os projetos e/ou programas que visem o incentivo às licenciaturas executados na instituição, como por exemplo, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), a Educação a Distância (EAD), em âmbito federal, bem como os projetos e programas que recebem apoio estadual, como o Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE), que visa a formação continuada dos professores da educação básica, e Projetos aprovados pelos editais do Universidade Sem Fronteiras (USF), apoiados respectivamente pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Fundação Araucária, agência estadual de fomento à pesquisa. Este eixo se articula com o primeiro objetivo do Prodocência, pois permitirá o repensar da organização curricular de forma coletiva e cooperativa, sobretudo nas disciplinas de estágio.


2 - Implantar e consolidar os Laboratórios de Ensino na instituição. Esses Laboratórios poderão servir de apoio aos estágios na instituição, com a produção de materiais didáticos, bancos de dados e catálogos que permitam a interação entre os professores e alunos das licenciaturas, professores da educação básica em formação continuada e em serviço, que culminará em ações também com alunos da educação básica. Este segundo eixo está articulado ao segundo objetivo proposto pelo edital do Prodocência, pois possibilitará a consolidação e implementação de espaços voltados especificamente à formação de professores, neste caso, os Laboratórios de Ensino.

 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, com sede na cidade de Jacarezinho, Estado do Paraná. A instituição formou-se a partir de cinco faculdades estaduais: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (FAEFIJA), Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (FUNDINOPI), também localizada na cidade de Jacarezinho, Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM), de Bandeirantes e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP). Nos três campi que formam a UENP - Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel- há vinte e dois cursos de graduação. As licenciaturas participantes deste programa somam 16 cursos: Letras Espanhol (um curso), Letras Português e Inglês (quatro cursos), História (um curso), Geografia (dois cursos), Pedagogia (dois cursos), Matemática (dois cursos), Ciências Biológicas (três cursos) e Filosofia (um curso). Essas licenciaturas formam anualmente anualmente cerca de seiscentos e trinta profissionais que atuam, principalmente, nas cidades da região norte do Estado do Paraná e região sul do Estado de São Paulo, envolvendo, aproximadamente, 32 municípios. As licenciaturas da UENP antes compunham faculdades isoladas, e apesar de possuírem longa trajetória na formação de professores há ainda muito que se organizar em relação a pensar o estágio e a articulação das licenciaturas enquanto partes de uma mesma instituição. A instituição oferece a mesma licenciatura em mais de um campus com estrutura curricular distinta, o que significa também que cada campus tem sua forma de organizar o estágio. Diante desta especificidade dos cursos de licenciatura da UENP, o Prodocência auxiliará em um processo já iniciado de articulação entre os diferentes cursos nos três campi. Uma das atividades, sugeridas pela peritagem recente do MEC, será a de rever as estruturas de cursos e centros. Os avaliadores também apontaram para a necessidade de uma política permanente de captação de recursos junto aos órgãos de fomento à pesquisa. Desde 2006, quando a universidade foi criada, há iniciativas nessa direção.


Nos últimos três anos, a instituição passou a participar dos programas federais PIBID, PARFOR, e está em processo de implementação a Educação a Distância, inclusive coma criação recente de uma coordenação específica para essa modalidade de ensino. A proposta é implementar um fórum para investigar o estágio curricular, que consideramos ser o cerne dos cursos de licenciaturas. O estágio representa o nexo das disciplinas de um curso de licenciatura. Assim, um espaço para refletir sobre o campo seria também uma forma de consolidar as licenciaturas desta universidade como campo de formação de professores e também como campo de pesquisa. Além disso, possibilita articular ações de extensão, como por exemplo, cursos à comunidade externa, sobretudo a professores e alunos da educação básica.


Dessa forma, a tríplice base das universidades poderia se articular a partir desta proposta de um Fórum das Licenciaturas: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, consideramos que o fórum contribuirá para buscarmos uma identidade docente para os cursos de licenciaturas da UENP, processo ainda em construção. Também será implantado Seminários de Estágio em cada curso, como evento de diálogo e trocas entre os alunos que vivenciaram as atividades de estágio e os colegas das outras séries. Esses Seminários podem acontecer em concomitância com os eventos e mostras do PIBID, o que enriquecerá o debate sobre a área de ensino e estágios na instituição.

 

Há uma necessidade emergencial, indicada inclusive pelos peritos do MEC em visita à instituição neste início de ano no relatório de recredenciamento, de repensar a estrutura de nossos cursos de licenciatura, sobretudo dos cursos presentes nos três campi com estruturas curriculares distintas. A peritagem constatou que: A UENP desenvolve um esforço institucional na revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos e correspondentes adequações às Diretrizes Curriculares Nacionais. Há uma interação maior entre ensino, pesquisa e extensão, o que influi no engajamento maior dos discentes na vida institucional e reflete na qualidade de ensino. Também no Relatório de recredenciamento da instituição os avaliadores externos destacam sobre os laboratórios de atividade pedagógica que ainda há campus e centros com condições insatisfatórias.


Assim, diante dessa disparidade, o Prodocência irá auxiliar também na implantação de novos laboratórios onde há necessidade, e consolidação dos laboratórios já existentes. Os estágios desenvolvidos nos cursos de licenciatura da UENP são realizados nas instituições municipais e estaduais da rede pública e nos estabelecimentos da rede particular de ensino que atendem as diversas cidades da região do Norte do Paraná e sul de São Paulo. Este fator aliado à falta de professores orientadores de estágio na UENP resulta no não acompanhamento direto do professorando nas escolas durante seu estágio. Os alunos dos cursos de licenciatura da UENP desenvolvem o estágio nos estabelecimentos de ensino em suas cidades de origem, com atividades de observação, participação e regência. Por isso contamos diretamente da colaboração dos núcleos regionais de ensino, dos colégios, de seus gestores e professores (supervisores) que colaboram para o efetivo cumprimento da carga horária de estágio obrigatório. Nessa conjuntura são necessárias algumas indagações: como os professores orientadores do estágio supervisionado trabalham dentro de seus cursos? Como ocorre a orientação do trabalho docente para as atividades desenvolvidas em campo? Quais as práticas de estágios estão presentes dentro das licenciaturas da UENP? Quais as relações estabelecidas entre os conteúdos e as metodologias de ensino na formação dos professores das diversas áreas do conhecimento? Quais são as percepções dos alunos em seus cursos de licenciatura sobre o estágio supervisionado e sobre a primeira experiência em sala de aula? Esses seriam os primeiros desafios do Fórum das Licenciaturas da UENP.

• Fórum das Licenciaturas da UENP;


• Simpósios de Estágios para troca de experiências e discussões das atuais condições de estágio em cada um dos cursos envolvidos;


• Ciclo de formação com oficinas aos professores da rede, PARFOR, alunos PIBID e licenciandos nos Laboratórios de Ensino, que discutam especialmente a legislação que envolve a formação de professores e a educação básica de forma geral e em suas especificidades: Lei 10.639/03, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, com as respectivas alterações introduzidas pelas Leis nº 11.274/2006 e nº 11.525/2007, Lei 11.645/08 que trata da construção de uma sociedade anti-racista, justa e igualitária, Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 10.741/2003 – Estatuto do Idoso, Leis nº 10.048 e nº 10.098, que estabelece normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, entre outras.


• Implementação e consolidação dos Laboratórios de Ensino e Interdisciplinares com ações e projetos de Ensino, pesquisa e extensão articulados em cada um dos campi, de acordo com a necessidade específica de cada conjunto de cursos. 


• No campus Jacarezinho será implementado o Laboratório de Aplicação Pedagógica (LAP) que servirá como espaço de suporte aos estágios com produção de materiais didáticos. Serão ofertadas oficinas que integrem professores PARFOR, alunos de estágio, professores da educação básica, PIBID, PDE e demais interessados. Os recursos de custeio do PRODOCÊNCIA serão utilizados a fim de montar no laboratório uma sala interativa com a aquisição de uma lousa interativa digital e demais equipamentos de informática. A implantação dessa Sala de Aula interativa fornecerá suporte tecnológico às atividades de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços, desenvolvidas pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes e pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Jacarezinho. Vale destacar que a Sala de Aula Interativa será utilizada não só na formação dos graduandos das licenciaturas envolvidas e na capacitação de professores da Rede Pública, no que tange ao uso das novas tecnologias em sala de aula, mas também na instrumentalização de alunos portadores de necessidades especiais, como cegos, de baixa visão ou surdos, da região de abrangência dessa instituição, para o uso de programas que envolvam a utilização de novas tecnologias. Além do que, sua implantação possibilitará a realização de pesquisas por parte de alunos, professores e pesquisadores, principalmente no que diz respeito ao uso de conteúdos digitais interativos na educação. Será criado um banco de dados digital, que constituirá o acervo do Laboratório e ficará à disposição para consultas, com os materiais didáticos elaborados pelos alunos nas disciplinas de Prática de Ensino e Metodologias ministradas nos cursos de Pedagogia, História, Letras (Português, Inglês, Espanhol e Literatura), Filosofia, Matemática e Ciências Biológicas. Também será discutida a viabilidade da realização de parte do estágio neste espaço não-formal de aprendizagem, bem como, serão realizados grupos de estudos a fim de discutir o estágio, a formação inicial e continuada, bem como o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Serão produzidos materiais para serem disponibilizados nas escolas, e que sirva, de apoio pedagógico a docentes e alunos da educação básica, como por exemplo, planos de aula, atividades lúdicas, propostas de uso de recursos tecnológicos. Esses materiais serão produzidos em conjunto com professores em formação inicial (Alunos de disciplinas de estágio, práticas de ensino e metodologias/PIBID/PARFOR), continuada (PDE) e professores das disciplinas de estágio e práticas de ensino/metodologias.


• No campus Luiz Meneghel será criado um Museu de Biodiversidade no Laboratório de Zoologia, que receberá a visitação de alunos do ensino médio. As visitas ao museu de Biodiversidade levarão os alunos a manusear peças taxidermizadas, esqueletos e outros materiais da nossa biodiversidade com vistas à promover maior entendimento desses organismos e propiciar aos professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino, uma importante ferramenta facilitadora de aprendizagem. As visitas possibilitarão aos licenciandos da UENP o contato direto com os alunos de ensino fundamental e médio, uma vez que as mesmas serão monitoras pelos próprios acadêmicos. Tais atividades poderão inclusive ser utilizadas como avaliação pelos professores das disciplinas de Prática de Ensino. A rotina de visitação ao museu de Biodiversidade será também um estímulo aos alunos de nível médio a se interessarem pelos cursos de licenciatura, pelas descobertas e vivências práticas por ele oportunizadas. O material didático resultante desse projeto fará parte do acervo do museu e irá contribuir para o aprendizado e treinamento dos futuros acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas da UENP, fruto das atividades de manutenção do acervo e preparo de novas peças produzidas pelos licenciandos. Serão produzidos materiais didáticos após os cursos de preparação oferecidos no museu de Biodiversidade, em que se incluem a confecção de catálogos e folders sobre as peças constantes no acervo, bem como informações biológicas relevantes. Poderão ser ofertados cursos de taxidermia aos professores das escolas públicas, de modo que os produtos originados sejam doados às respectivas instituições de ensino. Consolidar os Laboratórios de Ensino existentes com a promoção de projetos de ensino, pesquisa e extensão que articulem a questão do estágio.


• No campus Cornélio Procópio serão realizadas ações formativas que visem contribuir para a formação inicial dos licenciandos em Geografia, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Pedagogia, principalmente atividades relacionados ao Estágio Obrigatório na Educação Básica. Também serão realizados grupos de estudos e fóruns para discussão de temas relevantes às licenciaturas, tendo como temática principal o Estágio Obrigatório, além de oficinas pedagógicas para os licenciandos como parte da Consolidação dos Laboratórios Interdisciplinares de Ensino/aplicação pedagógica. O resultado será a elaboração de materiais didáticos inovadores. Também serão realizados eventos/palestras sobre temas relacionados ao ensino e à formação docente.