PET Biologia realiza 3º EvoEduca em Feira Municipal de Bandeirantes

Terça, 24 Outubro 2023 14:07 por Editor da Comunicação Social

O Programa de Educação Tutorial em Biologia (PET/Biologia) do Campus Luiz Meneghel da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, no dia 20 de outubro, a terceira edição do EvoEduca. O evento aconteceu durante a 1ª Feira Municipal de Inovação de Bandeirantes.

O EvoEduca tem como objetivo disseminar a importância da ciência e evolução, além de aproximar visitantes dos conceitos básicos da ciência. No evento, os alunos têm a oportunidade de realizar dinâmicas em cada um dos temas em vários estandes com diferentes temáticas da evolução. Cerca de quatro mil pessoas participaram da exposição neste ano.

De acordo com a coordenadora do PET Biologia da UENP, Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, como tema da terceira edição, a iniciativa abordou a evolução da espécie homo sapiens. “Tínhamos como objetivo abordar a evolução humana e promover reflexão sobre os impactos da evolução da nossa espécie sobre o planeta”, explica a professora. A exposição foi organizada em oito estações: evolução do volume cerebral; adaptações e evolução do crânio; evolução do esqueleto; mandíbula; evolução da arte; elaboração de ferramentas; dispersão do homem e impactos sobre a vida no planeta.

Os estudantes do PET Biologia, que está vinculado ao curso de Ciências Biológicas do CLM, se dedicam, ao longo do ano, aos estudos das temáticas para que possam receber a comunidade nos dias do evento. “O contexto atual de grande questionamento sobre a ciência, bem como as tragédias decorrentes dos problemas climáticos e as guerras atuais foram as principais motivações para definição do foco do evento”, observa Mayra.

Para a estudante do quinto ano de Ciências Biológicas, Paola Rodrigues, o evento foi uma experiência enriquecedora, dedicada a levar o conhecimento da evolução humana. “O EvoEduca atraiu muitos alunos, professores, e também muitas famílias. A presença de varias gerações enfatizou o valor da educação como legado familiar, tornando o evento enriquecedor”, salienta.

Participaram do EvoEduca 2023 os professores do curso de Ciências Biológicas da UENP em Bandeirantes, Priscila Caroza Frasson Costa, Diego Resende Rondrigues, Matheus Pires Rincão, Hederson Aparecido de Almeida e Marco Antônio Zanoni, além de 30 estudantes do curso.

Última modificação: Terça, 24 Outubro 2023 14:14

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES