Semabio debate crise climática contemporânea

Quarta, 19 Outubro 2022 11:02 por Assessoria de Comunicação Social
Abertura do evento contou com a palestra “Mudanças Climáticas e a atuação do Paraná", com Rafael Andreguetto Abertura do evento contou com a palestra “Mudanças Climáticas e a atuação do Paraná", com Rafael Andreguetto

O Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza, até dia 21 de outubro, o XVIII Semabio. O evento, que teve início na noite de ontem (17), aborda a crise climática contemporânea e as possibilidades de inserção da educação ambiental no debate.

O evento, que conta com palestras, minicursos, mesa redonda e apresentações culturais discutiu na primeira noite o tema “Mudanças Climáticas e a atuação do Paraná”, com Rafael Andreguetto, diretor de Políticas Ambientais do Paraná. O coordenador de Ciências Biológicas, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, agradeceu a presença de todos e destacou a reorganização do Centro Acadêmico e o protagonismo dos estudantes do curso na realização do evento.

Durante a abertura do Semabio, o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou o curso de Ciências Biológicas do Campus e destacou a importância das pesquisas para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental, além da conscientização pública. “As pesquisas evidenciam a intensidade dos eventos climáticos extremos em todo o mundo e seus efeitos danosos sobre a saúde, o bem-estar público, a segurança alimentar e os patrimônios ambientais. A invisibilidade do problema na vida cotidiana, a inércia dos governos e instituições relacionadas ao tema, nos mostram a não conscientização pública deste problema”.

O diretor do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak, destacou que o tema proposto para o evento é de extrema importância. “Quando se fala em mudanças climáticas, é extremamente necessário que nós tenhamos eventos como esse, que possam alertar e discutir. Em tempos de grande negacionismo, principalmente da questão climática, se faz necessário e fundamental que nós possamos pesquisar, discutir e abrir os olhos da comunidade sobre essas questões que vão colocar em risco a nossa existência nesse planeta”.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Alfredo Moreira Junior, acentuou que o tema proposto pelo evento é tão importante para os nossos dias quanto o da guerra nuclear. “As pessoas muito se preocupam com a hipotética guerra nuclear e acabam deixando o planeta perecer. São questões que envolvem todos nós, todos os cursos da Universidade e a humanidade como um todo”.

Participaram também da abertura do Semabio o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, professores do curso, autoridades locais, além dos estudantes do curso.

Última modificação: Sexta, 28 Outubro 2022 13:42

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.