Núcleo da UENP ganha prêmio de melhor pesquisa em Tecnologia de Aplicação

Terça, 03 Outubro 2017 12:18 por Assessoria de Comunicação Social

A equipe do Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos e Máquinas Agrícolas (NITEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, ficou em primeiro lugar na Premiação de melhor pesquisa no VIII Simpósio de Tecnologia de Aplicação promovida pela Fundação de Estudos agrícolas e Florestais (FEPAF) da UNESP e Instituto Agronômico de Campinas (IAC), realizado em Campinas, nos dias 11 e 13 de setembro.

O prêmio Dow AgroSciences de Tecnologia da Aplicação busca incentivar pesquisas na área e também promover troca de informações entre acadêmicos e empresas. A pesquisa desenvolvida pelo estudante Vinicius Martins e sua equipe da UENP, ficou com a primeira colocação, apresentando um projeto sobre “Altura da barra de pulverização e deposição na cultura da soja”. A pesquisa teve como objetivo avaliar a influência de mudanças na altura da barra de pulverização na deposição da calda de aplicação na cultura da soja.

O orientador do projeto, professor Rone Batista de Oliveira, doutor em Agronomia, explica que, durante um ano, a equipe do NITEC buscou avaliar tecnologias para alcançar melhor qualidade na aplicação, com menor perda e menor impacto ambiental possível, durante todo o ciclo de desenvolvimento da cultura da soja. “Esse trabalho veio para quebrar esse paradigma da altura da barra de pulverização e da velocidade do pulverizador”, destaca.

O professor complementa ainda que esse trabalho envolveu todo o grupo do NITEC, sendo feitas análises no trabalho de campo e de laboratório. “Isso englobou a tecnologia de aplicação na cultura da soja, em que nós variamos a altura da barra de pulverização e a velocidade da máquina e vimos a influência desses fatores na qualidade da aplicação e no controle da ferrugem da soja, no controle de plantas daninhas e no controle de insetos”, finalizou.

O Laboratório conta hoje com 17 alunos, sendo sete do programa de pós-graduação em nível de mestrado em Agronomia, e mais 10 alunos de graduação em Agronomia. O Núcleo conta também com a parceria de alunos dos cursos de Ciência da Computação e Ciências Biológicas.

A coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, empresa multinacional, Ana Cristina Pinheiro, relatou que “a premiação é uma importante ferramenta que nos permite a troca de conhecimento entre indústria e academia, o que é bastante relevante para o fomento da sustentabilidade do agronegócio, em termos de tecnologia de aplicação. A qualidade dos trabalhos é sempre surpreendente, pois apesar da questão ser bem técnica, a aplicação responsável está muito ligada à adoção de boas práticas agrícolas. Este olhar tem que estar presente em todos os profissionais da área”, destaca.

O 4º Prêmio Dow AgroSciences de Tecnologia da Aplicação dividiu as premiações em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, com premiação de R$ 7 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente. O segundo lugar no Prêmio ficou com a Agroefetiva, projeto de autoria de Fernando Kassis e equipe, desenvolvendo o estudo sobre a “Taxa de aplicação e caracterização de pulverizadores utilizados no Mato Grosso em 2016”.

O terceiro colocado foi o trabalho desenvolvido pelo estudante de Sorocaba (SP), Mateus Francisco Paes de Queiroz, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Botucatu, e equipe, apresentando uma pesquisa sobre “Espectro de gotas de caldas com Glyphosate, 2-4D e surfactantes em pontas de pulverização de jato plano com e sem indução de ar”.

Última modificação: Terça, 03 Outubro 2017 12:26

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES