Com a organização da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), foi criado, em 2008, o Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) que abriga o curso de Letras com habilitação em Inglês e Espanhol.


O atual CLCA surgiu da necessidade de adequação estrutural, quer pedagógica, quer institucional, da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, criada em 1959 e reconhecida por Decreto Federal em 1965. O Curso de Licenciatura em Letras foi o primeiro dos cursos a ser implantado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho. Vale lembrar que a presença da antiga FAFIJA se fez notar ao longo do tempo através da formação dos professores que passaram a compor os quadros de profissionais do norte pioneiro, cumprido o seu objetivo de formar profissionais com competência para atuar no campo educacional.


Constituindo-se em pólo catalisador do desenvolvimento regional, tanto no campo do ensino como da pesquisa, e congregando cerca de vinte municípios pertencentes ao norte pioneiro paranaense e sudeste paulista, o CLCA tem por meta formar profissionais com competência para atuar em diferentes frentes de trabalho no âmbito educacional. Esta meta tem sido cumprida não apenas em termos de formação pela graduação, nas suas três habilitações, mas também atendendo e interagindo com os segmentos da comunidade por meio de programas de extensão e da pós-graduação.


Os princípios norteadores da criação do CLCA e a sua consequente organização estão calcados na integração entre ensino, pesquisa, extensão e ações comunitárias, focando especificamente as seguintes diretrizes pedagógicas: a garantia da qualidade do ensino, procurando corresponder às carências e expectativas das comunidades local e regional; a busca do aprimoramento pela pesquisa e a aplicação dos seus resultados nas comunidades, com o propósito de transformar positivamente o meio em que o CLCA se insere; e a intensificação da política extensionista, para colaborar com o aprimoramento não apenas dos graduandos, de pós-graduandos e dos egressos, mas também de toda a comunidade local e regional.


No âmbito da pesquisa, o Centro conta com 04 (quatro) Grupos de Pesquisa em funcionamento e registrados no CNPq e com o Núcleo Institucional de Pesquisa (NIP), que abriga atividades de pesquisa e de extensão, em níveis de graduação e de pós-graduação, visando aprimorar e complementar a formação de graduandos, pós-graduandos, de docentes e pesquisadores. A destinação desse espaço físico à pesquisa em ciência e tecnologia visa essencialmente a afirmação de uma imagem institucional de comprometimento com as várias instâncias e com os rigores da pesquisa científica, redundando, portanto, na criação de uma cultura de pesquisa universitária na região do norte pioneiro paranaense.


Em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, o Centro oferece o curso Estudos Linguísticos e Literários, que substituiu o curso Língua Portuguesa e Literatura, ofertado desde 1990. O objetivo deste programa de pós graduação lato-sensu é possibilitar a formação de especialistas em estudos linguísticos e estudos literários, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis e, especialmente, elucidar o desenvolvimento dos grupos e linhas de pesquisa, iniciação científica e pesquisa efetiva na área de letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná, com o propósito de melhorar o contexto educacional e cultural das comunidades abrangidas.


Dentre os eventos do Centro, temos o Seminário de Iniciação Científica – Só Letras, com palestras de reconhecidos especialistas, minicursos e sessões de comunicação. O evento, que acontece anualmente em substituição à extinta Semana de Letras, surgiu em 2003, caracterizando-se como um Seminário de Iniciação Científica que busca promover a produção de docentes e discentes do curso de Letras do CLCA-UENP/CJ, e sua divulgação oral, impressa e eletrônica. A princípio voltado para a comunidade acadêmica, o SóLetras se torna a cada ano um evento de projeção regional, aberto, portanto, para a comunidade de estudantes e professores do norte pioneiro paranaense e sul do Estado de São Paulo, com pretensões de se tornar futuramente um congresso regional de iniciação científica. O SóLetras tem um formato dinâmico, compreendendo palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, comunicações coordenadas e individuais, além de exposição de pôsteres digitais.


Dessa forma, o CLCA está mobilizado em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo como intuito promover uma formação que tenha tanto a base humanizadora quanto a qualificação intelectual, instrumentos necessários para a futura atuação, não apenas profissional do formando, mas também social.

 

Cursos

Graduação em Letras: Habilitação em Português/Espanhol

Graduação em Letras: Habilitação em Português/Inglês

 


Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes – CLCA

Diretora: Patrícia Cristina de Oliveira Duarte
e-mail:  
Telefone: +55 (043) 3511-4300