COPEDI participa do II JOIC em Bandeirantes

Terça, 14 Agosto 2012 09:04 Publicado por Assessoria de Comunicação UENP

O grupo de pesquisa "Corporeidade, Pedagogia do Movimento e Diversidade Humana" (COPEDI), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, apresentou, na sexta-feira, 10, duas comunicações na II edição da Jornada de Iniciação Científica (JOIC - UENP). Dois acadêmicos do COPEDI, Paulo César da Silva e Aline Miguel de Campos Olímpio, ambos do curso de Educação Física, participaram do evento realizado no campus Luiz Meneghel de Bandeirantes.

O COPEDI, que tem como professores pesquisadores: Almir de Oliveira Ferreira, Raphael Gonçalves de Oliveira, Héres Faria Ferreira Becker Paiva e Sonia Regina Leite Merege, apresentou na primeira comunicação o tema: "Corporeidade mais ato de pensar X drogaditos", trabalho que procura verificar qual a importância do exercício físico no tratamento de usuários de drogas. A pesquisa, realizada na Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas (CADD), de Jacarezinho, busca, por meio da análise de entrevistas, perceber a importância da inclusão de aulas de Educação Física no tratamento de dependentes químicos. É um estudo ainda sobre a relevância do pensamento do homem contemporâneo, que também procura delinear a relação que este estabelece com o mundo através de seu próprio corpo, ou seja, um estudo envolvendo corporeidade.

O grupo apresentou também a pesquisa: "O método todo pilates nas capacidades físicas de moradores de uma instituição de longa permanência para idosos". O trabalho, realizado no Asilo São Vicente de Paulo, em Jacarezinho, contou com a participação de cinco idosos do sexo masculino, com idade entre 60 e 80 anos, que apresentaram melhora na força de membros superiores, inferiores e flexibilidade, o que acentuou a importância do método Pilates para a terceira idade. A pesquisa demonstra ainda que, muitas vezes, essas entidades não oferecem oportunidades para prática de exercícios físicos.

Última modificação: Quarta, 15 Agosto 2012 10:23

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Licitações, Contratos e Processo Administrativo Disciplinar com foco em demandas municipais, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - aula inaugural do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LICITAÇÕES, CONTRATOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM FOCO EM DEMANDAS MUNICIPAIS.

•  Altera a composição do Conselho Técnico-Administrativo da Clínica de Odontologia.

• Nomeia a composição docente na Comissão Executiva de Colegiado e as Coordenações Acadêmicas do curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho da UENP.

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.