Centro de Ciências Humanas e da Educação promove Semana de História

Segunda, 10 Junho 2013 10:13 por Assessoria de Comunicação Social

O Colegiado de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Campus Jacarezinho, realizou, entre os dias 3 e 6 de junho, a 25ª Semana de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento que, este ano, teve como tema "História e Mídia", contou com a apresentação de seminários temáticos, minicursos e conferências.

A Semana teve início, na segunda-feira, no Anfiteatro do CCHE, com a palestra da professora-doutora Eliane Galvão, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que falou sobre o tema: "Literatura, Mídia e o Mercado: o Entrecruzamento Social". Na terça-feira (4), foram realizados os minicursos: "Revolução de 1930 do Norte Pioneiro do Paraná", com o professor Roberto Bondarik (UTFPR); "Doutrina Social da Igreja Católica e suas perspectivas", ministrado pelos professores Maurício de Aquino e Eric Simon; "História, Mídia e Cultura Popular", com o professor Luis de Castro Campos Junior (UENP) e os acadêmicos Alexandre Amâncio Bazan e Pablo Gonçalves Rego, e "O ensino de História a partir de sua concepção como ciência em construção", pelo professor Eduardo Alberto da Silva.

O evento contou ainda com a apresentação dos seminários temáticos que discorreram sobre assuntos como: "Patrimônio Histórico-Cultural: Identificação, Resgate e Preservação de Memória"; "História e Historiografia da Educação"; "História das Religiões e Religiosidades"; "Preservação do Patrimônio: as festas e suas memórias"; "História, ambiente e cultura material"; "Cultura e História"; e "Ensino de História: saberes, práticas e cotidiano em sala de aula".
O diretor do CCHE, professor-doutor Antônio Carlos de Souza, agradeceu a presença de todos participantes da Semana e ressaltou a importância do tema proposto para o evento este ano. "Essa foi uma semana de debate, de discussão, de aprofundamento de uma questão fundamental para nossa existência, que faz parte de nossa história pessoal, cultural e social. Que nós, enquanto pesquisadores, possamos abarcar ainda mais nosso conhecimento, criando novos sentidos, novos enfrentamentos para que a mídia esteja sempre a serviço da sociedade".

O coordenador do colegiado de História, professor-doutor Flávio Ruckstadter, agradeceu a participação de todos e, em especial, ao professor Luiz de Castro, pelo apoio ao evento como coordenador geral. O professor ressaltou que a Semana "Foi um momento para se discutir, verificar as nossas concepções, reelaborar, repensar a relação entre História e Mídia".

O professor lembrou ainda que, além da Semana de História, o curso promove outro evento durante o ano. "Lembremos que este não é o único evento, temos também, no segundo semestre, a 'Jornada do Ensino de História'. São dois momentos do ano que os alunos, os professores e a comunidade podem participar para ampliar seus conhecimentos".

O coordenador da Semana de História, o professor pós-doutor Luiz de Castro, também falou sobre a relevância do tema em questão. "No século XX, tivemos transformações não apenas industriais, mas também sociais e culturais. A mídia, variada nas suas diversas formas de expressão, seja televisão, cinema, jornal impresso e, mais recentemente, a internet, está mudando a vida das pessoas. Essas mudanças nos permitem fazer reflexões".

Estabelecendo a relação com a História, o professor justificou a escolha do tema. "Como a história é uma disciplina essencialmente emblemática e crítica na sua relação com a sociedade, começamos a perguntar que conteúdos estão sendo realizados pela mídia? Com que intenção se está produzindo esses conteúdos? Então, a contribuição da história é fundamental neste aspecto, por isso a justificativa dessa temática na 25ª edição da Semana de História da UENP", explicou o coordenador do evento.

William Bilches

Última modificação: Sexta, 29 Novembro 2013 10:05

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Licitações, Contratos e Processo Administrativo Disciplinar com foco em demandas municipais, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - aula inaugural do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LICITAÇÕES, CONTRATOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM FOCO EM DEMANDAS MUNICIPAIS.

•  Altera a composição do Conselho Técnico-Administrativo da Clínica de Odontologia.

• Nomeia a composição docente na Comissão Executiva de Colegiado e as Coordenações Acadêmicas do curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho da UENP.

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.